top of page

PROGRAMAÇÃO

franquinh_-foto-vilmar-carvalho.jpeg

02/05 (quinta) 15h – Teatro Municipal de Itajaí

Frankinh@ - Uma história em pedacinhos

Projeto Gompa (Porto Alegre/RS)

Sinopse: O premiado coletivo Projeto GOMPA apresenta FRANKINH@ - Uma história em pedacinhos, vencedor do Prêmio SESC de Artes Cênicas. Trata-se de um espetáculo para crianças e adolescentes inspirado nas personagens e situações da obra Frankenstein, de Mary Shelley. Esta história, que já é um clássico entre diferentes gerações, funciona aqui como ponto de partida para falar de infância, crescimento, perda, isolamento, bullying, amizade, criatividade e aceitação de si mesmo e dos outros.


Victor Frankenstein é um jovem esquisito e solitário que, quase sem querer, acaba criando alguém para lhe fazer companhia, desafiando os limites da ciência e de sua própria idade. No entanto, a Criatura não sai exatamente como ele queria; afinal, quase nada sai como a gente deseja. Victor precisa entender que Frankinh@ tem vontades próprias e é bem diferente do que ele imaginava, mas que isso não era ruim, ao contrário, era uma coisa bela e divertida. Assim, os dois vivem juntos grandes aventuras e passam a se transformar e a aceitar suas diferenças.

Duração: 45 minutos

Idade melhor recomendada: a partir de 6 anos 

Prioridade para agendamentos escolares

princesa das bolinhas 17 - sarah uriarte.jpg

03/05 (sexta) 15h – Teatro Municipal de Itajaí

A maravilhosa princesa das bolinhas 

Téspis Cia de Teatro (Itajaí – SC)

Sinopse: O espetáculo propõe uma imersão lúdica e sensorial em um mundo feito de bolinhas. Livremente inspirado na obra da artista japonesa Yayoi Kusama, apresenta o trajeto de um corpo no espaço que ao relacionar-se com o ambiente à sua volta, vai se tornando ele próprio. Cenários, luz negra, elementos cênicos, ambientação sonora e imagens criadas por inteligência artificial aliados ao corpo da atriz, ajudam a criar este universo fantástico que convida a plateia a imaginar suas próprias histórias. 

Duração: 40 minutos

Idade melhor recomendada: 4 a 10 anos

Prioridade para agendamentos escolares

PARA CONTAR ESTRELAS _ GRUPO CIRANDELA _ FOTO - Cleiton Reinert.jpg

06/05 (segunda) 15h – Museu Etno-Arqueológico da Itajaí (Av. Itaipava, 3901, Bairro Itaipava)

Para contar estrelas

Grupo Cirandela (Criciúma – SC)

Sinopse: Os Guardadores de Tempo Prócion e Kuiper viajam pelo universo para capturar os mais variados tipos de tempo. Eles obedecem ao Relógio, aquele que dita o Procedimento Padrão. Mas aqui eles se deparam com um tempo diferente, um novo tempo. Isso muda tudo, transforma, causa mutação. Vão mudar o procedimento padrão? Vão guardar o tempo ou brincar com o tempo na mão? Vão obedecer ou fazer revolução? Você guarda o tempo ou o tempo que te guarda? Você tem tempo “Para Contar Estrelas”? 

Duração: 50 minutos

Idade melhor recomendada: a partir de 8 anos

MG_6828-Igor-Augustho-1024x683.jpg

09/05 (quinta) 15h – Teatro Municipal de Itajaí

O pequeno príncipe

Cia. Fluctissonante (Curitiba - PR)

Sinopse: O Pequeno Príncipe, clássico da literatura mundial, é encenado simultaneamente em Português e Libras nesta montagem. Sem o uso de tradução externa, a peça permite que públicos surdos e ouvintes fruam do espetáculo simultaneamente, sem distinções. Na história, após um acidente, um aviador perdido no deserto encontra um principezinho que lhe pede para desenhar um carneiro. Este Pequeno Príncipe - que conheceu muitos planetas antes de chegar na Terra - passa, então, a contar suas aventuras: ele já conheceu um geógrafo, um homem de negócios e até mesmo um rei. Com cada um deles, aprendeu uma lição diferente. Juntos, os dois novos amigos convidam o público a conhecer esta história, apresentando ainda a melhor amiga do Príncipe: uma rosa linda, inteligente e divertida, que ele deve reencontrar em breve, quando voltará para seu planeta, o Asteróide B612. Nesta montagem da Fluctissonante, duas atrizes e um ator dão vida a todos os 8 personagens da história. O Pequeno Príncipe é interpretado por uma atriz surda e o texto bilíngue foi desenvolvido para que, mesmo aqueles que não dominam as duas línguas, possam entender o espetáculo plenamente. 

Duração: 60 minutos

Idade melhor recomendada: a partir de 6 anos

Prioridade para agendamentos escolares

elefante5.png

10/05 (sexta) 15h – Teatro Municipal de Itajaí

ElefantE

pequenoteatro / Flavio Souza (Rio de Janeiro – RJ)

Sinopse: ElefantE fala da capacidade que nosso imaginário tem de produzir futuros e nos libertar de caminhos predefinidos ou impostos. Através de um rico jogo de ilustrações e imagens criadas por sombras, luzes, projetor, Flavio Souza - sozinho em cena - cria um mundo de desertos, montanhas, oceanos e manadas de elefantes. Em ElefantE vemos um homem curioso refazendo os caminhos da viagem de um elefante que saiu andando até o mar, por pura curiosidade. Nós Acompanhamos esse elefante que de um dia para o outro decide que quer ver o mar. Sem mesmo saber para que lado ir ele parte em sua viagem. Passando por lugares e situações diversas, vemos o Elefante, personagem, se despedir da manada, atravessar uma floresta, um deserto e subir num penhasco, ter medo, resolver problemas, até chegar no mar, ele vai descobrindo o mundo, encontrando personagens e com isso construindo sua experiência de estar no mundo.

Duração: 45 minutos

Idade melhor recomendada: a partir de 3 anos

Prioridade para agendamentos escolares

PequenoHeroiPreto_Foto_MatheusRibeiro-5_

11/05 (sábado) 15h – Teatro Municipal de Itajaí

O pequeno herói preto 

Junior Dantas (Rio de Janeiro – RJ)

Sinopse: O Pequeno Herói Preto conta a aventura de Super Nagô, um youtuber de 10 anos que descobre seus poderes através de sua família. O solo infantojuvenil é interpretado pelo ator Junior Dantas, que assina o texto com Cristina Moura - responsável também pela direção ao lado de Luiza Loroza.


Na trama, O Super Nagô usa os conhecimentos de seus antepassados e da natureza para transformar positivamente a vida das pessoas ao seu redor, apresentando nossa história, cultura e ancestralidade às crianças ainda na primeira infância. Em estilo de autoficção, a peça reforça a ideia de que todos temos poderes apresentando heróis e heroínas reais que, com gestos simples, alteram para melhor o seu entorno - além de muitas referências do afrofuturismo, conceito que interliga a cultura africana à ficção científica.


De olho na geração que já nasceu em conexão digital, a montagem apresenta cenário de Cachalote Mattos composto por luzes de LED e armações móveis, que vão mudando de formato de acordo com a cena. 

Duração: 45 minutos

Idade melhor recomendada: a partir de 5 anos

Frankinh@ - Uma História em Pedacinhos
A Maravilosa Princesa das Bolinhas
Para Contar Estrelas
O Pequeno Príncipe
ElefantE
O Pequeno Herói Preto
bottom of page