top of page

Pensar a curadoria do Festinfante é como entrar em um labirinto de possibilidades das linguagens das artes. O chamamento de seleção abre o olhar e as percepções investigativas do pensamento e da criação para as infâncias no país. Criações que trazem atualizações de temas importantes para a sociedade e que são fundamentais serem experienciados em um festival para pequenos e grandes. 
 

O recorte desta edição engendra uma programação de espetáculos que afirmam a presença do lúdico, da atuação, da inventividade em linguagens de fato contemporâneas na comunicação com as infâncias. É sempre desafiador pensar uma programação que valorize o protagonismo da criança espectadora e que também dialogue com seus pares adultos, revisitando repertórios, remexendo conceitos, para trilharmos juntos trajetos do inconsciente para o consciente cultural.
 

Convidamos todas as gentes a vivenciarem conosco este halo sonhador de arte: um tempo-espaço onde partilhamos, criamos e recriamos memórias sensíveis e onde os encontros nos provocam este “estado de criançar” ,  nos mantendo abertos ao mundo!

CURADORES do 6º FESTINFANTE

Retrato de Andréa Rosa

ANDRÉA

ROSA

Atriz e produtora cultural. Idealizadora e coordenadora geral do "Festinfante - Festival de Artes para a Infância". Coordenou a 8ª e 9 ª edições do "Itajaí em Cartaz", festival de teatro realizado pela Rede Itajaiense de Teatro. Em 2019 foi coordenadora geral do 6º Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha (Itajaí). É integrante da Cia Experimentus Teatrais onde atualmente atua nos espetáculos "Meu Pai é um Homem Pássaro" e "Dois Amores e um Bicho - versão n º 2", coordenadora da Patavinas Culturais, presidente da Ativa Rede - Educação e Cultura,  colaboradora na Vila Sete Zero Cinco - Casa de Arte.

WhatsApp Image 2022-05-23 at 16.07.39.jpeg

LUCIANO

PONTES

Luciano Pontes é escritor, ilustrador, dramaturgo e palhaço. Formado em design gráfico com especialização em literatura infantil e juvenil. É ilustrador de obras em livros para infâncias para diversas editoras nacionais. Ganhou o selo altamente recomendável em 2019  pela FNLIJ com o livro Lua, Noite e Dia. Fundador da Cia Meias Palavras. É curador do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, o FILIG e idealizador do projeto Livro Mural- Leituras Socializantes.

Retrato de Deda Silveira

DEDA

SILVEIRA

Produtora Cultural, artista, arte educadora e curadora. Especialista em Arte Educação e Licenciada em Artes Visuais. Técnica de cultura do Sesc em Blumenau onde coordena os eventos culturais e a escola de arte. Integra o comitê do Programa Nacional de Leitura - Proler há 10 anos e é membro da Ativa Rede Educação e Cultura onde atua com produção e mediação de projetos em Arte Educação. Como artista ja atuou nas artes cênicas como atriz e bonequeira e nas artes visuais expondo trabalhos  de fotografia, instalação e desenho. É pesquisadora das áreas de teatro educação e artes para a infância. Na educação foi professora de artes por 12 anos atuando na educação infantil, ensino básico e superior e ministrou cursos e oficinas em diversos lugares pelo Brasil.

bottom of page