PROGRAMAÇÃO
27/07 (sábado) 11h – Circuito com saída da Casa da Cultura Dide Brandão
BRINCANTES - EFEITO COLATERAL
Núcleo Efeito Colateral/FEVAS (Rio de Janeiro - RJ)
Sinopse: Lúdico, efêmero e auto-destrutivo. A performance coletiva Brincantes-Efeito Colateral é um convite ao brincar, uma dança de cores e movimento que ocupa praças e edifícios, se espalha pelas ruas da cidade e fica refém do público. Cobertos de bexigas coloridas um grupo de artistas se desloca no espaço urbano, formando imagens, intervindo no fluxo e interagindo com o espectador. Um jogo cênico e relacional que usa a presença brincante como meio de ativação do público proporcionando uma vivência artística através das relações humanas.
Duração: 2 horas
Idade melhor recomendada: Livre
30/07 e 31/07 (terça e quarta) das 8h às 17h – Sala multiuso da Praça Nª Sra. das Graças
CANTEIRO DE SOBRAS
Sofia Ramos (Brasília - DF)
Sinopse: As pessoas se colocam em um espaço com restos de construção. São 130 blocos de diversos tamanhos e jeitos, com furos que atravessam sua superfície. Os blocos se encaixam entre si, por meio de filetes de madeira que convidam aqueles que visitam o espaço à criarem novas formas e outros formatos. "Canteiro de Sobras" conversa sobre o direito à cidade, à criação guiada pelo desejo e imaginação em detrimento à atividade de um setor imobiliário desenfreado, que rege a construção das cidades. Aqui os coletivos se colocam como responsáveis pela criação dos espaços; montam maquetes de acordo com os desejos individuais e coletivos. As pessoas que se encontram no canteiro à procura de buscar meios de construir coisas; combinam, influenciam-se, investigando as melhores formas de combinar suas individualidades, criando assim outras em conjunto.
Idade melhor recomendada: Livre
Visitação livre, ações formativas e de mediação realizadas mediante agendamentos escolares.
01/08 (quinta) 9h30 e 15h – CAIC - Centro Educacional Profº Cacildo Romagnani (para alunos da escola)
RAP É POEMA TAMBÉM
Laura Conceição (Juiz de Fora - MG)
Sinopse: A proposta consiste em uma apresentação e oficina poética da artista e arte educadora Laura Conceição (Juiz de Fora-MG) para crianças, a partir do trabalho autoral da artista, que traz poesias, histórias cantadas, faladas e ritmadas e se utiliza em alguns momentos de instrumentos percussivos pandeiro e conga para somar à sua palavra. Além de uma apresentação da artista o encontro conta com uma interação, convite e estímulo a desenvolver uma atividade prática de criação e experimentação, construindo rimas junto com as crianças presentes, apresentando no processo os pilares do RAP e da construção da poesia falada, um encontro, vivência e produção de literatura.
Duração: 1h30
Idade melhor recomendada: a partir de 8 anos (turmas de até 35 participantes)
03/08 (sábado) 15h – Itajaí Criativa Residência Artística (Rua Dr. Pedro Ferreira, 222, Centro)
B A T U
Artefactos Bascos (Cunha - SP)
Sinopse: A performance B A T U parte da experimentação da linha reta e da sua multiplicação para descobrir criações únicas com crianças-artistas e, no estar juntos, construir brincando outros mundos analógicos, artísticos e singulares. B A T U é um grande jogo de linhas, caminhos, interseções, espaços, mapas, construções, combinações e descobertas, onde a criatividade e o brincar se encontram para “Pintar, dobrar, colar, juntar, compor, construir” e ocupar o espaço partindo de um retângulo. Retângulo que convida a JUNTAR as crianças artistas para criarem, curiosas, uma experiência artística única. Um acontecimento coletivo para toda a família.
E se começamos a brincar a partir de um retângulo?
Duração: 50 minutos
Idade melhor recomendada: 4-8 anos
Performance com 30 crianças acompanhadas de seus pares adultos
Ingressos distribuídos 1 hora antes no local
05/08 (segunda) – Escola Municipal de Itajaí
UM PALHAÇO EM MINHA ESCOLA
Luciano Pontes (Recife - PE)
Sinopse: O palhaço é ser singular por natureza, sente e vê o mundo por um outro olhar. Ele tenta se enquadrar nas regras sociais, ele quer ser igual a todos, mas nessa busca muitas descobertas acontecem. Então, já imaginou o que aconteceria se um palhaço entrasse numa escola? De surpresa na sala de aula?
Duração: 30 minutos
Idade melhor recomendada: a partir de 6 anos
Três sessões em Escolas Públicas realizadas mediante agendamentos escolares
07/08 (quarta) 14h30 – Teatro Municipal de Itajaí
ITAN E TAL
Grupo Baquetá (Curitiba-PR)
Sinopse: Nati, menina pretinha. Canta e adora brincar! Ao inventar o jogo chamado Mundo Invertido das Palavras, descobre que seu nome ao contrário é itaN. Então, inicia uma profunda jornada em busca do significado desta palavra, encontrando a sua história afro-indígena, através de uma viagem ao passado e ao futuro. Itan e tal foi premiado como melhor espetáculo para as infâncias no XVII Festival de Teatro da Amazônia, recebendo também o prêmio de melhor atriz, melhor direção, melhor iluminação e melhor trilha sonora.
Duração: 65 minutos
Idade melhor recomendada: a partir de 6 anos
Ingressos distribuídos 1 hora antes no local
Agendamentos escolares disponíveis
08/08 (quinta) 14h30 – Teatro Municipal de Itajaí
Show Avoar
Minha Companhia (Belo Horizonte - MG)
Sinopse: Avoar é o show cênico do álbum premiado no edital "Música Popular Mineira", com brincadeiras musicadas e de musicas para brincar. Em cena, duas palhaças: Brisa e Tecla, responsáveis por executar as canções ao vivo instaurando uma atmosfera de poesia, interatividade e muita diversão. O espetáculo, contem somente canções autorais, fruto da pesquisa musical da composição partindo da comicidade. Foi pensado para construir paisagens sonoras contemporâneas para o universo infantil. O roteiro cênico e o repertório permeados pela interatividade, flexíveis no encontro e na relação com o público criam um espetáculo vivo, exclusivo e único
Duração: 45 minutos
Idade melhor recomendada: Livre
Ingressos distribuídos 1 hora antes no local
Agendamentos escolares disponíveis
09/08 (sexta) 9h e 14h30 – CEU das Artes (Rua Érico Veríssimo, 701, São Vicente)
Como nasceu a alegria
Cia Carona (Blumenau-SC)
Sinopse: A terra era um jardim maravilhoso. Flores havia aos milhares. Todas igualmente belas, vaidosas e infelizes. Nesse mundo de beleza infeliz, a “florinha” , ao nascer, corta uma de suas pétalas. Isso não a incomoda e ela vive bem com sua pétala partida, até notar que as outras flores a olham com olhos espantados. E percebe, então, que é diferente.
Duração: 45 minutos
Idade melhor recomendada: 5 a 11 anos
Ingressos distribuídos 1 hora antes no local
Agendamentos escolares disponíveis